Jorge Sampaio: 81 anos, 81 amigos, adversários e ídolos
10 de setembroDiogo Barreto

Jorge Sampaio: 81 anos, 81 amigos, adversários e ídolos

Ao longo de 81 anos, Jorge Sampaio deixou-se influenciar pelas mais diversas figuras de Xanana a Martin Luther King. Mas também houve quem não se tivesse rendido aos seus encantos como Santana Lopes, com quem sempre teve uma relação difícil.

539 migrantes chegam a Lampedusa
28 de agostoLusa

539 migrantes chegam a Lampedusa

A chegada destes migrantes aumenta a pressão no centro de acolhimento de Lampedusa, que já abriga 1.234 pessoas apesar de a capacidade ser de cerca de 250.

(Entre parênteses)

Lobo Antunes põe algumas personagens a falar através de frases dentro de parênteses, para que as vozes se justaponham e misturem com as que estão fora deles. José Saramago, pelo contrário, condenou-os pratica- mente à inexistência nos romances, excepto nos diários.

3
Embarque em Lisboa num cruzeiro transatlântico inédito
12 de fevereiro de 2020Markus Almeida

Embarque em Lisboa num cruzeiro transatlântico inédito

O maior e mais recente navio da MSC Cruzeiros fará a sua escala inaugural em Lisboa, com embarque inédito em Portugal nesta sua primeira "Grand Voyage" para o Brasil, a 13 de novembro

9 curiosidades sobre os prémios Nobel
05 de outubro de 2019Lusa

9 curiosidades sobre os prémios Nobel

O conjunto de seis prémios internacionais anuais concedidos em várias categorias começa a ser distribuído já esta segunda-feira. Conheça o processo de como são escolhidos os candidatos, quem já recusou o prémio e quantos portugueses já foram nomeados ou receberam um Nobel.

3
Violência doméstica já matou 16 mulheres em Espanha
09 de abril de 2019Mariana Branco

Violência doméstica já matou 16 mulheres em Espanha

Tal como em Portugal, também em Espanha o número de mulheres mortas pelos companheiros e ex-companheiros continua a aumentar. As vítimas mortais já ultrapassaram as do ano passado.

5
Largo Saramago: 'A alma de Lisboa é hoje mais brilhante'
28 de novembro de 2018Diogo Barreto

Largo Saramago: "A alma de Lisboa é hoje mais brilhante"

Pilar del Río agradece a decisão de atribuir nome do escritor ao Campo das Cebolas. Decisão contou com votos contra do CDS e PSD. Sociais-democratas consideram que Saramago devia dar nome a outra rua.

A campanha secreta de Salazar

Entre 1951 e 1962, Salazar promoveu a imagem do Estado Novo nos EUA, numa gigantesca operação agora revelada. Fomos ainda ver como vivem os artistas na terceira idade e falamos com um espeleólogo que já esteve em algumas das grutas mais perigosas do mundo

Um País de escritores por Saramago
11 de novembro de 2018Ângela Marques

Um País de escritores por Saramago

Vinte anos depois do dia da atribuição do Nobel da Literatura a José Saramago, a Porto Editora fez chegar às livrarias dois livros que querem fazer-nos reviver 1998.

A Newsletter SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias pela redação da SÁBADO, sempre ao início da manhã. (Enviada de segunda a sexta)