Sábado – Pense por si

Jornal de Negócios

Segurança das rotas comerciais da UE entre os maiores desafios

Os mares e as zonas costeiras têm desempenhado um papel económico e estratégico crescente para a UE. A Europa é o principal comerciante mundial de produtos de pesca e aquicultura em termos de valor e a “economia azul” representa 4,5 milhões de postos de trabalho diretos. Mas a pressão sobre o litoral e os mares é cada vez maior. Os problemas no Mar vermelho criaram novos desafios às rotas comerciais europeias.

Parlamento Europeu, Estrasburgo
Jornal de Negócios

“Grande coligação” parlamentar vai ser testada nestas eleições

Na última legislatura, 72% das votações foram conseguidas graças à “grande coligação” entre PPE, Socialistas e Liberais. Os três partidos do arco da governação europeísta têm prioridades capazes de gerar acordos na próxima legislatura. Os trabalhos parlamentares vão depender da coesão do bloco central mas também do peso das direitas radicais.

Margarida Davim

COP28: Para que serve mais uma cimeira sobre o clima?

Arranca no Dubai, no dia 30, a COP28. Será um desfile de ambientalistas, líderes mundiais, indígenas e milionários. Para uns é "um evento de fachada", para outros uma oportunidade única de negociação.

Margarida Davim

A rentrée do Governo. Costa prepara grandes anúncios

António Costa quer dar novo fôlego ao Governo. O início de Setembro será o momento de anunciar um forte pacote de medidas de combate ao aumento do custo de vida e novidades que podem passar por uma taxação aos lucros excessivos das empresas.

Ursula Von Der Leyen conselho europeu Charles Michel
Jornal de Negócios

UE unida nas vacinas, diverge nas leis climáticas

No segundo dia de um Conselho Europeu tomado de assalto pelo desvio do avião da Ryanair pelas autoridades da Bielorrússia, os líderes europeus confirmaram a doação de 100 milhões de doses até ao final de 2021, porém ficaram aquém de avanços em matéria climática. Comissão ficou de apresentar propostas para partilha do esforço na redução das emissões.

Diogo Camilo

"Intenções climáticas dos EUA ficam aquém das da União Europeia"

Estados Unidos anunciaram o regresso ao Acordo de Paris e prometeram uma redução de 50% das emissões de gases com efeito de estufa até 2030 e o fim das mesmas até 2050. Para Francisco Ferreira, presidente da ZERO, "não é o suficiente para salvar o planeta".

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)