
Rita Sá Machado nomeada nova diretora-geral da Saúde
A médica desempenhava o cargo de Conselheira da Organização Mundial de Saúde na área da saúde e migrações. Vai substituir Graça Freitas.
A médica desempenhava o cargo de Conselheira da Organização Mundial de Saúde na área da saúde e migrações. Vai substituir Graça Freitas.
Graça Freitas, diretora-geral da Saúde desde outubro de 2017, está aposentada a partir desta terça-feira, 1 de agosto.
O verão promete ser quente. Faltam médicos, há urgências forçadas a encerrar, greves marcadas e muita pressão sobre o Ministério da Saúde.
Carlos Cortes defende "uma colaboração, um respeito e uma lealdade que não transpareceram nos trabalhos" que levaram à aprovação pela DGS de uma norma que prevê que o internamento hospitalar, nas situações de baixo risco, possa ser realizado por enfermeiros especialistas em enfermagem de saúde materna e obstétrica.
Rui Portugal, André Peralta Santos e Carla Araújo apresentaram candidaturas para serem diretor-geral da Saúde. Prazo de entrega de candidaturas terminou esta semana.
Processo de substituição de Graça Freitas tem-se prolongado e poderá ser ainda mais extenso tendo em conta que Rui Portugal demitiu-se do cargo na semana passada.
O pedido de renúncia ao cargo de Rui Portugal acontece numa altura em que está a decorrer o processo de substituição da diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, que, no final de 2022, manifestou a sua vontade junto do Ministério da Saúde de não renovar a nomeação.
"Admito que existam casos pontuais em que isso não está a acontecer dessa forma [acesso eficaz à IVG]. Nós temos que intervir rapidamente para corrigir essas situações e para garantir que em todo o país e em todas as unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) esse acesso é assegurado", afirmou o ministro da Saúde.
Os críticos dirão que Graça Freitas cometeu demasiados erros. Prefiro pensar que eu teria cometido muitos mais. Aliás, tenho a certeza que neste País ninguém teria cometido menos. O adeus de Graça Freitas faz-me refletir sobre o que andamos cá a fazer. Sobre o que fica depois de termos dado o melhor de nós.
Marcelo Rebelo de Sousa destacou a dedicação da diretora-geral da Saúde à causa pública de "muitos anos", mas sobretudo durante os anos da pandemia.
Mandato da diretora-geral da Saúde chega ao fim no último dia de 2022. Graça Freitas decidiu não se recandidatar, mas fica até haver substituto nomeado pelo Ministério da Saúde.
Graça Freitas vai abandonar a liderança da DGS a 31 de dezembro. Ainda não é conhecido o nome do seu sucessor.
Em Portugal foram diagnosticados 1.803 novos casos de infeção por VIH em 2020 e 2021. Quatro deles são de crianças. As infeções apresentam uma tendência decrescente desde 2000.
"Todas as regiões de Portugal continental e a Região Autónoma da Madeira reportaram casos", reporta a Direção-Geral da Saúde.
"Inicia-se no próximo dia 07 a campanha de vacinação sazonal que decorrerá, tal como no ano passado, simultaneamente para a covid-19 e para a gripe", adiantou Graça Freitas.
Apenas desde junho morreram dois bebés e uma grávida devido à falta de profissionais de saúde nos serviços de ginecologia/obstetrícia do SNS.