
Quase 400 mil brasileiros vivem legalmente em Portugal
No final de 2022 viviam no país 239.744 brasileiros, significando que só este ano esta comunidade aumentou cerca de 36%.
No final de 2022 viviam no país 239.744 brasileiros, significando que só este ano esta comunidade aumentou cerca de 36%.
"A questão das dificuldades de recrutamento e retenção sobretudo têm vindo a ser reconhecidas em Portugal e noutros países que enfrentam essas dificuldades. Temos feito um conjunto de medidas para lidar com estas dificuldades", disse a ministra da Defesa.
Plataforma que permite aos imigrantes lusófonos obter autorização de residência automática em Portugal não cruzava dados com registo criminal. SEF investigou sete mil casos irregulares.
A plataforma portuguesa KamWork tem como objetivo minimizar a escassez de mão-de-obra e ajudar os migrantes no processo de procura de trabalho e acomodação.
As relações comerciais entre Portugal e o Brasil têm "espaço para crescer" e o investimento português no Brasil "tem que crescer", defendeu Costa.
É o grau mais alto dessa ordem atribuído a chefes de Estado e de Governo.
As burlas são de dois tipos, umas que começam ainda no país de origem, o Brasil, e outras que acontecem já em Portugal, ao longo do processo de instalação ou de regularização da documentação do imigrante, relatou Victor Hasten.
Nova plataforma para os pedidos de autorização de residência para os cidadãos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) que tinham processos pendentes começou a funcionar a 13 de março. Governo garante que "os níveis de segurança mantêm-se inalterados neste processo".
Montepio, Novo Banco, BCP, CGD e BPI terão colocado €140 milhões nas mãos de offshores. Os bancos reclamaram depois as ações da empresa e o Ministério Público e o juiz acusaram-nos de conluios e de fechar os olhos aos perigos associados aos créditos.
É em dezenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa, e documentos do Ministério Público, que consta tudo o que aconteceu nos casos da carta rogatória, dos três arrestos de bens e em vários processos autónomos que visam a empresária. Os advogados usaram sem sucesso todos os meios legais para quebrar o sigilo das investigações.
Autorização serve inicialmente para um ano, segundo uma portaria assinada pelo ministro da Administração Interna. Estatuto é equivalente ao dos refugiados da guerra da Ucrânia.
O SEF já tinha anunciado que estava a preparar um novo modelo para regularizar a situação de imigrantes que manifestaram interesse em obter autorização de residência em Portugal.
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) anunciou hoje que está a preparar um novo modelo para regularizar a situação dos milhares de imigrantes que fizeram manifestação de interesse, entre 2021 e 2022, para obter uma autorização de residência em Portugal.
Trata-se de um aumento quanto ao ano anterior e quem emigra são os mais jovens, revelam dados do Relatório da Emigração.
O chefe de Estado afirmou que aquilo que mais o marcou foi a guerra na Ucrânia, iniciada com a invasão russa de 24 de fevereiro de 2022.
Ressalvando que "não acompanha de perto" estes dossiers e que a Procuradoria-Geral da República tem um setor que se dedica em exclusivo à cooperação judiciária internacional, Carlos Teixeira adiantou que "ambos os países sabem que ela (Isabel dos Santos) não residirá em Portugal".