Como os candidatos presidenciais escondem as contas da campanha
A newsletter de terça-feira.
A newsletter de terça-feira.
Em média, a APAV apoiou 20 mulheres por dia com idades entre os 18 e os 64 anos, faixa etária que representa mais de 60% das vítimas.
Jovens entre os 14 e os 16 anos são das que estão mais expostas a violência sexual digital.
Entre 2019 e 2024 o número de vítimas com mais de 65 anos apoiadas pela APAV aumentou 29%.
Homem de pensamento e de ação, Laborinho Lúcio acreditava que “a justiça é um verbo no futuro”, lembrando-nos de que a sua construção é um caminho inacabado, feito de coragem, reflexão e esperança.
A nova série da RTP1, criada por Márcio Laranjeira, acompanha quatro vítimas de violência doméstica que encontram refúgio e força numa casa onde tudo recomeça devagar.
Os dados da APAV mostram que dos 2.813 progenitores ajudados pela associação, 96,8% foram agredidos por um filho, enquanto 3,2% foram vítimas de mais do que um filho ou filha.
Entre 2022 e 2024 associação apoiou 10.261 homens, o que representa um aumento de 23% no decorrer destes três anos.
Segundo Ana Sousa, "mais de 136 idosos, por mês, foram atendidos na APAV por terem sido vítimas de crime".
O PGR disse que, tanto quanto sabe, os visados estão a colaborar com o Ministério Público.
Andreia sofreu às mãos do violador de Telheiras, Cristina foi vítima do marido, Maria do namorado da irmã e Ana do padrasto. Numa altura em que se multiplicam notícias de casos, a SÁBADO recolhe quatro testemunhos de quem denuncia e tenta ultrapassar o trauma.
Quanto dessa necessidade de reserva advém da vergonha, nos casos de violação e num contexto de uma sociedade patriarcal, recair sobretudo na vítima? Como Gisèle Pelicot afirmou, a vergonha tem de mudar de lado.
"Não foi apresentada queixa no prazo legal para o efeito", alega o Ministério Público para justificar o arquivamento. "É uma injustiça muito grande que por questões temporais o caso não siga para a frente", afirma denunciante Liliana Cunha.
A APAV registou ainda 751 crimes de ameaça e coação, 634 de difamação e injúria 534 crimes sexuais contra pessoas adultas.