Se fosse possível afogá-los
“Majestade, se for possível afogar os 6 ou 7 milhões de judeus no Mar Negro não levanto qualquer objecção. Mas se isso não é possível, temos de deixá-los viver”.
“Majestade, se for possível afogar os 6 ou 7 milhões de judeus no Mar Negro não levanto qualquer objecção. Mas se isso não é possível, temos de deixá-los viver”.
Embora seja agora perfeitamente evidente que não há conquistas civilizacionais (sociais e políticas) irreversíveis, há que não entrar em desesperos e desânimos.
Apesar do tribunal ter contrariado a vontade de Trump ao impor um bloqueio às tarifas adicionais propostas, as que incidem sobre o aço, o alumínio e os automóveis vão permanecer e os advogados do Departamento de Justiça já defenderamque os tribunais não têm poder para decidir sobre as tarifas, uma vez que têm motivação política.
Os ortodoxos nos Estados Unidos representam apenas 1% da população, no entanto desde a pandemia que tem existido um aumento exponencial, sobretudo de homens desiludidos com o modo de vida do Ocidente.
Foi tranquila e rápida a eleição do novo Papa Leão XIV – bastaram quatro votações realizadas em dois dias. Mas a história do evento secreto nem sempre foi assim.
Nove séculos, 10 milhões de pessoas: o que nos distingue? Os leitores ditaram a ordem, numa votação online no site da SÁBADO. Ganhou a língua portuguesa (“a minha pátria”, para Pessoa), seguida pelo 25 de Abril, mas houve espaço para a saudade, o vinho e o bacalhau ou a trilogia Fátima, futebol e fado. Sabemos ver-nos ao espelho? Retrato em 21 imagens, uma por cada ano da SÁBADO.
«Já encontraste alguma coisa de muito terrível, de muito criminoso, de insensato, em que os intelectuais não pensassem e de que não quisessem servir-se para renovar o mundo?»
O primeiro Manuel perdeu o pai e os dois irmãos aos 3 anos. Fez-se rico com cordas e casinos, passou a liderança ao filho mais esperado – e polémico.
Em Portugal, há 37 museus, palácios e conventos que os residentes (portugueses ou não) podem visitar gratuitamente, durante 52 dias deste ano. O que vale mesmo a pena? Falámos com alguns dos diretores dos monumentos e contamos-lhe.
Há pouco, na derradeira live antes do Dia D, Venâncio disse acreditar piamente que a polícia moçambicana não vai amanhã disparar sobre o seu próprio povo, e pediu à população para levarem rosas para enfeitar os canos das armas dos "nossos irmãos".
"The Franchise" estreia-se a 6 de outubro na HBO. Os bastidores de um filme de super-heróis resultaram numa série divertida, nonsense e com a dose certa do infindável e sempre fresco humor britânico.
Recuar no IRC e no IRS Jovem significa rasgar o compromisso eleitoral que a AD apresentou ao País. Significa, no fundo, atraiçoar a confiança que os portugueses depositaram na coligação, transformando-se o primeiro-ministro no mentiroso-mor da República.
Li Rui morreu em 2019, aos 101 anos, sem deixar testamento. A filha garante que documentos devem ser doados a universidade norte-americana, mas a viúva luta a partir da China contra a divulgação e acesso público a estes registos pessoais.
Alexandre de Almeida começou na loja dos pais, no Luso, e transformou-se no primeiro industrial do setor português. Conviveu com estrelas de cinema e imperadores, trouxe a primeira máquina de café para a região e travou guerras com Salazar. Contra crises e tragédias, a família quer agora ganhar o concurso público do Palácio Hotel do Bussaco – para prosseguir o seu legado.
O jornalismo é (ou devia ser), na sua essência, uma atividade radicalmente democrática, assumindo a missão de enfrentar as estruturas de poder e expor a verdade. Sem jornalismo livre e corajoso não há real democracia.