Sábado – Pense por si

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

João Carlos Barradas

O que foi Joe Biden fazer a Angola?

Angola pode ser usada pelos EUA no confronto com a China, que é desde 2006 o maior parceiro comercial do país africano. Porém, administração Trump não reserva nada de positivo para os angolanos.

Ana Taborda

O poder estrangeiro que dominou Portugal

Controlam as maiores companhias cotadas e estratégicas, como a EDP, REN e ANA. Dominam quase todos os bancos e seguradoras. Tornaram-se donos de hospitais privados e de redes de telecomunicações, gerem várias autoestradas. São chineses, angolanos, espanhóis, franceses e de muitos outros locais – onde há dinheiro para investir, o que falta por cá.

Editorial

O mundo deixou de importar?

Portugal sempre foi um País pequeno com vocação global e uma influência inversamente proporcional à sua dimensão. Chegar ao fim de 28 debates sem que se saiba o que os candidatos pensam sobre a guerra, a UE ou a posição do País no mundo parece mostrar que o País está condenado a remeter-se à sua real dimensão.

Sónia Bento

Já conhece o fenómeno Twitch?

Jorge Gabriel, Diogo Morgado, Diogo Jota ou Neymar têm uma legião de seguidores só para os ver jogar consola

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana