Sábado – Pense por si

Bebé nos cuidados intensivos devido a agressões da mãe

C.A.C. 26 de agosto de 2019 às 09:02

Criança tinha um mês quando ficou com sequelas das graves lesões no cérebro. Progenitora voltou a agredi-lo durante o internamento.

Uma mulher de 29 anos aguarda julgamento em prisão preventiva, acusada de dois crimes deviolência domésticaagravada contra o filho recém-nascido. Durante um episódio de gastroenterite da criança, "sempre que o menor chorava de forma inconsolável e prolongada", diz a acusação do Ministério Público, a mulher "pegava nele ao colo e abanava-o de forma violenta, o que sucedeu várias vezes". Dada a idade da crian,a o cérebro embatia na caixa crâniana, provocando hemorragias intracranianas que alastraram aos olhos. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Justa Causa

A glória da impunidade

Abrem-se inquéritos, anunciam-se auditorias, multiplicam-se declarações de pesar e decreta-se luto nacional. Mas os dirigentes continuam nos seus cargos, os responsáveis políticos limitam-se a transmitir solidariedade às famílias e a responsabilização dissolve-se.

Visto de Bruxelas

Ucrânia: um espírito não quebra

É duro visitar um cemitério de guerra com jovens rapazes ucranianos que estão próximos de completar as idades com a quais ou não podem sair da Ucrânia (a partir dos 23 anos – entre os 18 e os 22 anos podem agora ausentar-se do país), ou podem vir a ser chamados a defender o seu país (a partir dos 25 anos).

Ajuizando

Justiça fiscal em debate

A introdução da obrigatoriedade de uma reclamação administrativa prévia (gratuita) como condição de acesso ao tribunal surge como uma solução a ponderar, com provas dadas em países como a França e a Alemanha.