Sábado – Pense por si

Portugal entre os países com mais alunos que não completam o secundário

Diogo Barreto
Diogo Barreto 10 de setembro de 2024 às 10:01

Apesar de ter reduzido a percentagem de alunos que não terminou o secundário de 30% para 18%, Portugal continua a ter mais pessoas sem o secundário do que a média da OCDE.

Portugal continua a ter menos adultos a completar o secundário do que a média da OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, revela o relatório "Education at a Glance 2024", lembrando que uma escolaridade mais baixa dificulta o acesso ao mercado de trabalho e a salários mais elevados. O País tem ainda uma dispersão regional de pessoas que terminaram o secundário que preocupa a organização, além das mulheres no mercado de trabalho receberem menos do que os homens, comparando com a média. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.