Sábado – Pense por si

OCDE critica Portugal por falta de vagas nas creches

Diogo Barreto
Diogo Barreto 10 de setembro de 2024 às 10:01

A organização louva que Portugal considere a educação pré-escolar como essencial, mas aponta que não existe oferta suficiente e que crianças mais desfavorecidas são as mais prejudicadas.

"A participação na educação a partir da infância inicial é particularmente importante para crianças vindas de famílias mais desfavorecidas", escreve a OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico no relatório "Education at a Glance 2024". Reconhecendo o impacto da educação fora de casa no desenvolvimento das crianças, a organização critica Portugal por ter uma oferta inferior à necessária para que todas as crianças possam beneficiar das vantagens oferecidas por esta socialização inicial.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.