Sábado – Pense por si

Vistos Gold: 10 milhões de euros para obras que nunca existiram

Diogo Augusto 05 de agosto de 2025 às 23:00

Intermediário vendia casas abaixo do preço para obter um visto gold, mas juntava faturação de obras fictícias atingir o valor necessário

Em novembro de 2022, um cidadão indiano com residência nos Emirados Árabes Unidos comprou em Beja um apartamento para ter acesso ao programa de vistos gold do país. O apartamento, no centro da cidade, custou 240 mil euros. Para que esta transação desse direito ao visto gold, ela precisava de ser, no mínimo, de 280 mil euros caso fosse numa zona de baixa densida de populacional - o que se verificava - e caso fosse alvo de obras de requalificação.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.