Veja os documentos enviados por Horácio Piriquito a Pedro Guerra

Veja os documentos enviados por Horácio Piriquito a Pedro Guerra
Carlos Rodrigues Lima 20 de novembro de 2017

SÁBADO revela algumas das auditorias que a própria Federação Portuguesa de Futebol classificou como documentos internos e que motivaram a demissão de Horácio Piriquito do Conselho Fiscal


No corpo do email enviado no dia 30 de Setembro de 2016 às 11h04, o aviso era claro: "Pedro, segue superconfidencial. Nem sequer foi ainda aprovado. Aprovaremos hoje à tarde." A comunicação em causa foi enviada por Horácio Piriquito, gestor e membro do Conselho Fiscal da Federação Portuguesa de Futebol, a Pedro Guerra, comentador desportivo, e foi apenas um de vários emails com auditorias internas da FPF, realizadas pela consultora Crowe Horvath, que aquele membro dos órgãos sociais enviou ao comentador, de acordo com o acervo de emails do Benfica que a SÁBADO tem investigado nas últimas semanas.

À SÁBADO, depois de confrontada com o teor dos documentos, a Federação Portuguesa de Futebol foi categórica: "São documentos internos da FPF, sem acesso público", respondeu o gabinete de imprensa, confirmando as suspeitas. Os membros dos órgãos sociais podem divulgá-los? "São documentos internos da FPF", insistiu a Federação, explicando que a actual direcção presidida por Fernando Gomes decidiu instituir "auditorias trimestrais para efeitos de controlo da gestão".


Top secret
Em vários dos emails enviados, Horácio Piriquito, aliás, fez questão de assinalar os mesmos como "top secret", "confidencial", "reservado".  A 23 de Setembro de 2015, depois de ter recebido mais um relatório da auditoria interna, Pedro Guerra, começando por agradecer o envio do documento – "que guardarei religiosamente e de forma confidencial, claro!", escreveu –, quis saber a opinião do membro do Conselho Fiscal quanto a "uns devedores manhosos", os quais iriam deixar a Federação Portuguesa de Futebol "pendurada". "Não achas?", questionou Guerra.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Investigação
Opinião Ver mais