Sábado – Pense por si

"Uma das soluções seria menos manuais a preços mais baixos"

Cátia Andrea Costa 26 de janeiro de 2016 às 10:43

À margem do segundo fórum do projecto aQeduto, o presidente do Conselho Nacional de Educação, David Justino, falou à SÁBADO sobre a hipótese de o Governo anexar o preço dos livros escolares à inflação

O presidente do Conselho Nacional de Educação, David Justino, considera que a pretensão do Governo de indexar o preço dos manuais à inflação adia uma resolução do problema. "Nesta altura, uma decisão destas é congelar os preços. Mas a inflação não se vai manter nestes valores durante muito mais tempo, estamos a adiar uma decisão", disse à SÁBADO o antigo ministro da Educação de Durão Barroso. "Porém, julgo que em alguns casos, mediante algumas medidas, seria possível ter menos manuais mas a preços mais baixos. Permitir que a dispersão, que é muito grande, se concentrasse num número mais reduzido de manuais e as editoras teriam um preço de custo mais baixo por exemplar", frisou, assumindo: "o problema é saber como lá chegar e isso não sei."

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.