Doença afecta 13% da população e custo médio dos medicamentos mais do que duplicou numa década. Ainda assim, gasto por utente estabilizou
Os custos com a diabetes em Portugal aumentaram cerca de 50 milhões de euros em 2014, face ao ano anterior, e o custo médio dos medicamentos mais do que duplicou nos últimos dez anos, revela um relatório.
Segundo o relatório "Factos e Números da Diabetes do Observatório Nacional de 2014", a ser hoje apresentado, a diabetes representou um custo directo estimado entre 1.300 e 1550 milhões de euros, um acréscimo aproximado de 50 milhões, face a 2013.
Baseando-se em dados da Federação Internacional da Diabetes, o documento dá ainda conta de que a doença em Portugal representou em 2014 um custo de 1.540 milhões de euros por indivíduo, valores que representam 1% do Produto Interno Bruto (PIB) e 10% das despesas em saúde.
Em númerosA prevalência da diabetes em Portugal voltou a aumentar em 2014: 13,1% dos portugueses entre os 20 e os 79 anos sofrem da doença. E dois milhões estão com pré-diabetes.Quanto ao custo médio das embalagens de medicamentos da Diabetes, mais do que duplicou o seu valor nos últimos dez anos.
O crescimento do custo dos medicamentos da Diabetes (mais 260%) tem assumido uma especial relevância face ao crescimento efectivo do consumo, quantificado em número de embalagens vendidas (mais 67%).
Segundo o observatório, os utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) têm encargos directos de 20,6 milhões de euros com o consumo de anti-diabéticos orais e de insulinas, o que representa 8,5% dos custos do mercado de ambulatório com estes medicamentos no último ano.
Neste sentido, apesar do acréscimo de despesa registado no último ano, o relatório realça o facto de os encargos totais dos utentes com estes medicamentos terem estabilizado nos últimos três anos.
Em números Em 2014 foram detetados cerca de 150 novos casos de diabetes por dia e 40% dos doentes não sabe que tem a doença.
Tratamento da diabetes custa 1% do PIB aos portugueses
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.