Sábado – Pense por si

Tirar carta de condução no Alentejo custa o dobro

Gabriela Ângelo com António José Vilela 03 de julho de 2024 às 23:00

Sem uma autoridade a controlar os preços das escolas de condução, a escola do Crato é a mais cara no distrito de Portalegre, com o valor de 1.500 euros, bem acima dos 614 euros do exemplo mais barato em Lisboa.

Soraia tem 18 anos e tirou a carta de condução na escola do Crato, no distrito de Portalegre. No Alto Alentejo, onde há uma menor procura por estes serviços, os preços são mais elevados do que nas grandes cidades. Foi por isso que ela pagou €1.500, enquanto em Lisboa poderia ter desembolsado apenas pouco mais de €600.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.