Sábado – Pense por si

Sindicato saúda aumento de efectivos policiais para os Açores

O ministro da Administração Interna disse que, dos actuais 400 elementos da PSP em formação, cerca de 40 irão ser colocados na região.

O Sindicato Nacional de Polícia (SINAPOL) nos Açores congratulou-se esta quarta-feira com o anúncio feito pelo ministro da Administração Interna (MAI) de reforço de efectivos para a região, vincando que este aumento tem de ser "real".

"O número anunciado deverá ser real, isto é, deverá ter em atenção o número de pedidos de deslocação para o continente, dos pedidos de pré e aposentação que se encontram em curso, relembrando que o efectivo nos Açores está há largos anos deficitário e anualmente mais envelhecido", considera nota do SINAPOL dos Açores enviada às redacções.

Na terça-feira, no primeiro de dois dias de visita aos Açores, o ministro Eduardo Cabrita teceu elogios aos indicadores de segurança nos Açores, sinalizando que, dos actuais 400 elementos da Polícia de Segurança Pública (PSP) em formação, cerca de 40 irão ser colocados na região.

O número, diz o sindicato, "vai ao encontro das reivindicações feitas" junto do Governo Regional e do ministério da Administração Interna.

Em declarações feitas em Ponta Delgada, depois de um encontro com o presidente do Governo dos Açores, o ministro Eduardo Cabrita destacou na terça-feira o papel da região autónoma no contributo para "uma das maiores vantagens competitivas que Portugal tem", que é a de ser "um dos países mais seguros do mundo".

"A segurança está associada àquilo que é o sucesso do turismo na Região Autónoma dos Açores", prosseguiu Eduardo Cabrita, reforçando que, no caso da PSP, há actualmente 400 agentes "em formação, e uma parcela que se aproximará de 10% desse efectivo", cerca de 40, será colocada nos Açores.

O governante sublinhou ser prioritária uma nova esquadra no município da Ribeira Grande, embora tal dependa nesta fase de um plano da autarquia, prosseguiu.

Os "trabalhos em curso" no município do Nordeste, "acções de requalificação de esquadras em várias ilhas" e o "equacionar de uma localização permanente para a PSP na ilha do Corvo" foram outros dos temas abordados na reunião com o chefe do executivo açoriano, o socialista Vasco Cordeiro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!