Quatro sismos sentidos nos Açores em pouco mais de seis horas

Lusa 03 de abril de 2019
As mais lidas

Os sismos ocorreram entre as 16h25 e as 22h38 locais desta terça-feira, segundo dados avançados pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores.

Quatro sismos foram sentidos terça-feira nos Açores em pouco mais de seis horas, segundo dados avançados pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

Furnas Açores
Lagoa do fogo Açores
Lagoa do fogo Açores
Dois sismos abalam sul de Espanha (vídeo)
Furnas Açores
Lagoa do fogo Açores
Lagoa do fogo Açores
Dois sismos abalam sul de Espanha (vídeo)

O último teve uma magnitude 2,2 na escala de Richter e o epicentro localizou-se a cerca de seis quilómetros a sul-sudoeste de S. Brás, ilha de S. Miguel.

"De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV (Escala de Mercalli Modificada) em Ponta Garça (concelho de Vila Franca do Campo) e em Porto Formoso (concelho da Ribeira Grande)", de acordo com o CIVISA.

Antes, tinham sido sentidos outros três sismos.

Um às 19h33 locais, de magnitude 2,8 na escala de Richter, também com epicentro em São Miguel, a seis quilómetros de Ribeira das Tainhas.

"O sismo foi sentido com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) em S. Pedro, Ribeira Seca, Ribeira das Tainhas e Ponta Garça (concelho de Vila Franca do Campo), e em S. Brás, Porto Formoso e Maia (concelho da Ribeira Grande)", referiu o CIVISA no seu sítio na internet.

A mesma entidade acrescentou que o sismo foi ainda sentido em Água d'Alto (concelho de Vila Franca do Campo) e nas Furnas (concelho da Povoação).

Os outros dois sismos foram também sentidos na ilha de São Miguel, um às 16h25 e outro às 17h08 locais.

O primeiro teve magnitude de 2,7 na escala de Richter e epicentro a cerca de quatro quilómetros a norte da Ribeira das Tainhas.

"O sismo foi sentido com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) em todas as freguesias do concelho de Vila Franca do Campo, e nas Furnas e Ribeira Quente (concelho da Povoação). O evento foi ainda sentido com intensidade III em Maia e Porto Formoso (concelho da Ribeira Grande)", informou o CIVISA.

O segundo sismo, às 17h08, teve o seu epicentro no mesmo local, mas foi de magnitude 2,2 na escala de Richter.

O CIVISA adiantou que este sismo foi sentido com intensidade máxima II/III (Escala de Mercalli Modificada) em São Pedro, no concelho de Vila Franca do Campo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos Relacionados
Opinião Ver mais