
Sismo de 2,3 na escala de Richter sentido na ilha de São Miguel
Epicentro ocorreu a cerca de nove quilómetros a sul-sudoeste da Ribeira Quente.
Epicentro ocorreu a cerca de nove quilómetros a sul-sudoeste da Ribeira Quente.
A ilha de São Jorge regista desde 19 de março uma crise sismovulcânica, tendo o maior abalo (3,8 na escala de Richter) sido registado no dia 29 do mesmo mês.
Desde o início da crise sismovulcânica em São Jorge, em 19 de março, já foram sentidos pela população 273 sismos dos mais de 33.700 registados.
Desde o início da crise sismovulcânica, que teve início a 19 de março, foram identificados cerca de 256 sismos sentidos pela população.
A ilha mantém o nível de alerta vulcânico V4 (ameaça de erupção) de um total de sete, em que V0 significa "estado de repouso" e V6 "erupção em curso".
O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores indica que o sismo foi sentido às 5h57 locais (6h57 em Lisboa).
Até ao momento foram identificados cerca de 246 sismos sentidos pela população desde 19 de março, quando começou a crise sísima.
De acordo com o presidente do CIVISA, Rui Marques, a rede "continua a registar sismicidade na Ponta dos Rosais".
Desde o início da crise sísmica, a 19 de março, "foram identificados cerca de 233 sismos sentidos pela população".
São Jorge enfrenta uma crise sismovulcânica desde do dia 19 de março. Marcelo Rebelo de Sousa e José Manuel Boleiro vão viajar até à ilha durante a Páscoa.
A ilha mantém o nível de alerta vulcânico V4 (ameaça de erupção) de um total de sete, em que V0 significa "estado de repouso" e V6 "erupção em curso".
O presidente da Proteção Civil dos Açores alertou que a crise sismovulcânica ainda não acabou, reforçando que a população "não deve baixar a guarda", mantendo uma atitude tranquila, mas vigilante.
Desde o início da crise, a 19 de março, até às 10h00 de hoje, a rede do CIVISA registou "25.992 sismos". Crise sísmica ainda não terminou, alerta o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
O evento ocorreu no seio de uma grande crise cerealífera. Na altura, um cirurgião escocês salvou cerca de 200 pessoas.
Desde a crise sismovulcânica, que se iniciou há quase duas semanas, o CIVISA identificou "cerca de 221 sismos sentidos pela população".
Desde que se iniciou a crise sismovulcânica, um sismo mais energético tinha ocorrido às 18h41 (19h41 de Lisboa) de 19 de março, com uma magnitude de 3,3 na escala de Richter.