A situação meteorológica leva a que os índices de risco de incêndio sejam elevados
A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) alertou esta quarta-feira para o perigo de incêndios florestais nos próximos três dias, especialmente nas regiões norte e centro, e lembrou que a lei proíbe queimadas.
Num "aviso à população" a ANPC refere as previsões (do Instituto Português do Mar e da Atmosfera) de temperaturas entre os 28 e os 30 graus na generalidade do território e de vento moderado a forte e com rajadas até 70 quilómetros por hora nas terras altas.
A situação meteorológica leva a que os índices de risco de incêndio sejam elevados a muito elevados nas regiões norte e centro, pelo que não é permitido nessas zonas a realização de queimadas, lembra a ANPC.
Recordando que em situações de risco de incêndio superior ao nível muito elevado não é permitido fogueiras, queimar matos ou fumar em espaços florestais, a ANPC lembra ainda cuidados a ter nos trabalhos agrícolas e florestais, como ter cuidado com faíscas durante o manuseamento de máquinas.
"A ANPC recomenda ainda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adopção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias", diz-se no comunicado.
Esta quarta-feira, um incêndio de grandes proporções obrigou ao corte do trânsito no IP 4 na zona do Marão, Vila Real, disse à Lusa o comandante dos Bombeiros da Cruz branca.
Também em Vila Real deflagrou outro incêndio que ao fim da tarde queimava pinhal perto de Portela.
Na Guarda um incêndio que deflagrou hoje à tarde na zona de Videmonte, estava às 19h20 em fase de rescaldo, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) local.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.