Sábado – Pense por si

Proposta de alargamento do prazo do aborto "melhora capacidade de decisão"

Diogo Barreto
Diogo Barreto 22 de setembro de 2024 às 10:00

O PS pretende ainda que se acabe com o período de reflexão de três dias, mas diretor de serviço de obstetrícia diz que esse período deve ser apenas encurtado.

O PS propõe alargar o prazo para a Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG) para as 12 semanas e garantir que o acesso se torne menos burocrático. O diretor do serviço de obstetrícia do São Francisco Xavier, em Lisboa, entende que proposta traz vantagens, mas avisa que não se deve esperar até à 12.ª semana para realizar um aborto.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.