A instalação de sistema de CCTV e a criação de quartos para visitas íntimas, segundo a direcção-geral, fazem parte de um plano nacional que "irá prosseguir noutros estabelecimentos prisionais".
O Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz, em Grândola, Setúbal, vai dispor de um novo sistema de videovigilância (CCTV), com 150 câmaras, e de seis quartos para visitas íntimas, num investimento global de 171 mil euros. A inauguração dos novos equipamentos e instalações vai ter lugar, esta quarta-feira, no âmbito das comemorações do 67.º aniversário deste estabelecimento prisional, indicou o Ministério da Justiça.
A nova videovigilância, segundo o MJ, foi instalada entre o ano passado e este ano, envolvendo um investimento de 136.600 euros. O sistema, refere a tutela, vai "permitir uma maior eficiência e rapidez de intervenção, tanto ao nível da segurança preventiva, como da reativa, libertando guardas prisionais para outras tarefas de vigilância e segurança" no estabelecimento prisional (EP).
A cerimónia de quarta-feira, a partir das 10h30, presidida pela secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, e pelo director-geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Celso Manata, serve também para inaugurar as instalações para visitas íntimas.
No total, segundo a Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), esta nova valência inclui seis quartos para visitas íntimas, três gabinetes de técnicos, um de controlo e uma sala de espera, com custos que rondaram os 35 mil euros.
As instalações, realçou a DGRSP, vão permitir "reforçar laços familiares, com os resultados daí decorrentes para a reinserção social e para a preservação da ordem e da disciplina no estabelecimento prisional, e ampliar e modernizar espaços de trabalho".
Os trabalhos, "orientados e coordenados por um guarda prisional, foram executados com mão-de-obra prisional", esclareceu a direcção-geral.
"Esta utilização de mão-de-obra reclusa, em melhorias que se destinam também ao uso dos próprios, integra-se numa política de ocupação, de formação e de preparação para o retorno à vida em sociedade que se pretende vir a alargar", assinalou.
A instalação de sistema de CCTV e a criação de quartos para visitas íntimas, segundo a direcção-geral, fazem parte de um plano nacional que "irá prosseguir noutros estabelecimentos prisionais".
Na sessão no EP de Pinheiro da Cruz está também integrada a assinatura de protocolos com a Câmara de Grândola, a Junta de Freguesia de Carvalhal e a empresa FAIRFRUIT -- Portugal para a formação e empregabilidade remunerada de reclusos que se encontram em regime aberto.
"Procura-se assim, em articulação com a envolvência social, formar e criar hábitos de trabalho que facilitem um retorno harmonioso dos reclusos à vida em sociedade", sublinhou a DGRSP.
Prisão de Pinheiro da Cruz com nova videovigilância e quartos para visitas íntimas
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.