Sábado – Pense por si

Presidente do Tribunal de Contas tentou ajudar governo de Sócrates no TGV

Carlos Rodrigues Lima
Carlos Rodrigues Lima 08 de outubro de 2020 às 18:35

Antigo secretário de Estado Carlos Correia da Fonseca referiu na Operação Marquês a presença do então secretário-geral do TdC em reuniões para encontrar "solução" para o chumbo do projeto

"Manteve reuniões com José Tavares, Secretário-geral do Tribunal de Contas, a tal propósito, o que fez na companhia do Ministro António Mendonça. Nas referidas ocasiões foi-lhe explicado de 'viva voz' quais os riscos de chumbo do contrato em matéria de visto, designadamente sendo alertado para as matérias do risco arqueológico, de falta de suporte da despesa, do risco financeiro". Foi desta forma que Carlos Correia da Fonseca, antigo secretário de Estado dos Transportes do último governo de José Sócrates, relatou aos procuradores da Operação Marquês o envolvimento do novo presidente do Tribunal de Constas durante o processo do TGV e que revela um segundo caso de ligações próximas entre o novo presidente do Tribunal de Contas e os governos de José Sócrates.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.