Sábado – Pense por si

Praia dos Salgados interdita por contaminação microbiológica

Agência Portuguesa do Ambiente indica que foco se deve a lagoa dos Salgados

A praia dos Salgados, em Albufeira, foi hoje interditada a banhos pela delegada de Saúde do Algarve, devido a uma contaminação microbiológica, disse à agência Lusa fonte da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

A carregar o vídeo ...

"A praia encontra-se com bandeira vermelha e interdita a banhos, por determinação das autoridades de saúde", indicou a chefe de divisão da APA/Algarve, Isabel Pires.

De acordo com Isabel Pires, a medida surgiu depois de as análises efectuadas terem revelado "uma contaminação microbiológica, cuja origem foi detectada num tubo que aflui para a zona da Lagoa dos Salgados, situação que a Câmara de Albufeira já se prontificou a resolver".

"A lagoa está aberta para o mar, pois o fecho não aconteceu naturalmente como acontece todos os anos, motivando a contaminação através da água escoada para o mar", explicou a responsável da APA.

Segundo Isabel Pires, "como o fecho [da Lagoa dos Salgados] não ocorreu naturalmente, o mesmo será feito através da intervenção humana, com a construção de um dique, estando os trabalhos programados para o fim da tarde de hoje".

A chefe de divisão da APA disse ainda que "a praia só será reaberta a banhos, depois de concluídos os trabalhos e feitas novas análises para aferir das suas condições sanitárias".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.