Sábado – Pense por si

Portas da UE estão “abertas” se Londres recuar, diz Schäuble

13 de junho de 2017 às 20:27
As mais lidas

Apesar de respeitar a decisão dos britânicos, o ministro alemão das Finanças diz que a UE está disponível para qualquer recuo do Reino Unido

O ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schäuble, defendeu hoje que a decisão dos britânicos de abandonar a União Europeia (UE) deve ser respeitada, mas, caso o Reino Unido voltasse atrás, as portas da UE estariam "abertas".

Em entrevista à agência financeira Bloomberg, Schäuble referiu que, se os britânicos chegassem à conclusão que já não queriam sair da União Europeia, as portas não estariam fechadas.

Apesar de afirmar que "não é útil" especular sobre a matéria, Schäuble entende que, se os britânicos quisessem "mudar a sua decisão, naturalmente, encontrariam as portas abertas".

Contudo, admite ser "pouco provável" que o Reino Unido abdique de sair da União Europeia, lembrando que essa decisão compete ao Governo britânico.

O governante alemão defende também que há que minimizar os danos da saída e maximizar os benefícios para ambas as partes.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.