Sábado – Pense por si

Portas da UE estão “abertas” se Londres recuar, diz Schäuble

Apesar de respeitar a decisão dos britânicos, o ministro alemão das Finanças diz que a UE está disponível para qualquer recuo do Reino Unido

O ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schäuble, defendeu hoje que a decisão dos britânicos de abandonar a União Europeia (UE) deve ser respeitada, mas, caso o Reino Unido voltasse atrás, as portas da UE estariam "abertas".

Em entrevista à agência financeira Bloomberg, Schäuble referiu que, se os britânicos chegassem à conclusão que já não queriam sair da União Europeia, as portas não estariam fechadas.

Apesar de afirmar que "não é útil" especular sobre a matéria, Schäuble entende que, se os britânicos quisessem "mudar a sua decisão, naturalmente, encontrariam as portas abertas".

Contudo, admite ser "pouco provável" que o Reino Unido abdique de sair da União Europeia, lembrando que essa decisão compete ao Governo britânico.

O governante alemão defende também que há que minimizar os danos da saída e maximizar os benefícios para ambas as partes.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.