Sábado – Pense por si

Pediátrico de Coimbra nega falta de camas para fazer face à gripe

Serviço de Urgência do Hospital Pediátrico garante que "tem dado resposta eficaz, mesmo tendo em conta uma procura mais elevada" nos últimos dias.

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) negou, esta quarta-feira, a insuficiência de camas no Hospital Pediátrico para fazer face à gripe sazonal, apesar do acréscimo de 50% dos episódios de urgência relativamente à média anual.

"Apesar da grande pressão no internamento, foi sempre possível internar todos os doentes em condições adequadas sem compromisso de toda a actividade programada", refere o CHUC, num comunicado enviado à agência Lusa.

De acordo com a nota, o Serviço de Urgência do Hospital Pediátrico "tem dado resposta eficaz, mesmo tendo em conta uma procura mais elevada" nos últimos dias, "tendo sido tomadas de imediato as medidas adequadas".

O CHUC adiantou ainda que "não há doentes em macas nos corredores a aguardar internamento, não há doentes em macas nas enfermarias nem há cancelamento de cirurgias ou outros procedimentos programados" no Hospital Pediátrico.

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) classificou hoje como "uma irresponsabilidade" a falta de camas no Hospital Pediátrico de Coimbra para responder à gripe sazonal.

A SCROM referiu que, "devido à falta de recursos humanos e de material", o Pediátrico não está preparado para fazer face ao Plano de Contingência de Saúde Sazonal - Módulo Inverno da Direção-Geral da Saúde (DGS).

"A população pode confiar no Hospital Pediátrico", refere o comunicado do CHUC, que lamenta o facto de a SCROM não ter efectuado um pedido de informação prévio, "o que seria expectável e recomendável, por forma a não criar situações de alarme absolutamente desnecessárias tanto na população como nos profissionais".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.