Sábado – Pense por si

PAN queria voto aos 16 anos mas dentro do partido só votam maiores de 18

SÁBADO
SÁBADO 15 de maio de 2019 às 16:05

O Parlamento chumbou o projeto de resolução do PAN para reduzir a idade mínima para votar para os 16 anos. No entanto, o regulamento interno do partido não permite que os menores de 18 anos tenham direito de voto para, por exemplo, eleger os órgãos internos.  

O PAN (Pessoas-Animais-Natureza) queria alargar o voto aos maiores de 16 anos de idade, inclusive, porém internamente só confere esse direito a pessoas com mais de 18 anos. Esta terça-feira, PS, PSD, PCP, Verdes e CDS chumbaram o projeto de resolução do partido liderado por André Silva que recomendava ao Parlamento a abertura de uma revisão constitucional extraordinária destinada a alargar a idade de voto para os 16 anos, algo que o PAN vê como "essencial para combater a abstenção". Além da bancada parlamentar do Bloco de Esquerda, só André Silva e o deputado não inscrito Paulo Trigo Pereira votaram a favor, enquanto o socialista Ivan Gonçalves e os sociais-democratas Duarte Marques e Simão Ribeiro abstiveram-se.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.