Sábado – Pense por si

Palavras-cruzadas no semanário Expresso geram revolta na Fenprof

15 de julho de 2019 às 21:34
Capa da Sábado Edição 15 a 21 de outubro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 15 a 21 de outubro
As mais lidas

À pista "ensinam quando não estão em greve", jornal colocou como solução "professores". Sindicato exige pedido de desculpas e diz que é uma "enorme falta de respeito para com os docentes".

A Fenprof exigiu um pedido de desculpas ao semanário Expresso considerando que um dos tópicos das 'palavras cruzadas' publicadas na última edição "ataca [a] dignidade dos docentes".

Na última edição do semanário as palavras cruzadas publicadas faziam corresponder a solução "professores" à pista "ensinam quando não estão em greve", o que do ponto de vista da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) revela "uma enorme falta de respeito para com os docentes e a escola portuguesa".

"Por isso, a Fenprof, fazendo eco e associando-se à indignação manifestada por muitos e muitos docentes, não pode deixar de exigir, veementemente, um pedido de desculpas aos professores portugueses, pois estes são profissionais que colocam o melhor de si na sua atividade profissional, com rigor, exigência e resultados que não podem deixar de ser valorizados", lê-se no comunicado da estrutura sindical, que defende logo no cabeçalho que a "ausência de um pedido de desculpas seria indesculpável".

Para a federação com a formulação usada nas palavras cruzadas "pretende-se, inegavelmente, transmitir a ideia de que os professores estão sempre em greve, ficando as sobras para ensinar".

"Os professores portugueses têm, legitimamente, lutado pelos seus direitos que são também os da Escola. O recurso à greve não é feito sem prejuízos dos próprios professores, mas a greve é também um recurso a que têm direito e de que não abdicarão, apesar das pressões, essas sim, ilegítimas, que sobre eles possam ser exercidas", lê-se no comunicado que também defende que com greves os professores também ensinam lições de cidadania.

A Lusa contactou a direção do semanário 'Expresso' para obter um comentário às críticas da Fenprof e aguarda resposta.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Ajuizando

O paradoxo FET

Importa recordar que os impostos são essenciais ao funcionamento do Estado e à prossecução do interesse público, constituindo o pilar do financiamento dos serviços públicos, da justiça social e da coesão nacional.

Encostar Israel pressionar o Hamas

Falar de "Paz no Médio Oriente" é arriscado. Mas o acordo de cessar-fogo celebrado no Egito foi a melhor notícia desde 7 de outubro de 2023. Desarmar o Hamas e concretizar a saída das IDF de Gaza serão os maiores desafios. Da Ucrânia vêm exemplos de heroísmo e resistência. Em França cresce o fantasma da ingovernabilidade.