Sábado – Pense por si

Olá Pai/Olá Mãe. Família de alegados burlões apanhada pela PJ

Homem de 38 anos é suspeito de ter praticado crimes de burla qualificada, associação criminosa e branqueamento de capitais, na sequência da burla "Olá Pai/Olá Mãe". A esposa e a filha também foram indiciadas pela coautoria do crime.

A Polícia Judiciária (PJ) deteve na segunda-feira, 14 de maio, um cidadão estrangeiro de 38 anos na sequência de uma denúncia recebida no passado mês de janeiro, e que tem por base a burla conhecida por "Olá Pai/Olá Mãe". É suspeito de ter praticado crimes de burla qualificada, associação criminosa e branqueamento de capitais.

PJ

"O desenvolvimento das diligências realizadas pelo Departamento de Investigação Criminal de Leiria da PJ permitiu identificar coincidências e apensar mais sete inquéritos, notando-se a utilização massiva de números de telemóveis irrepetíveis, de operadoras nacionais, para a prática deste tipo de ilícito, o que espoletou alertas e obrigou ao recurso a meios especiais de obtenção de prova", indicou a PJ em comunicado.

No decorrer da operação, a PJ conseguiu identificar o local onde estava montada a estrutura informática e de comunicações, no domicílio do detido. Além disso, foram apreendidos 49modem - um aparelho que é utilizado para troca de informação entre computadores - que acoplava 32 cartões SIM por aparelho, ou seja, um total de de 1.568 cartões.

De acordo com a PJ, "esta capacidade permitia a criação de milhares de contas, principalmente no WhatsApp, bem como a remessa/receção de mensagens na ordem dos milhares por dia, através da fraude 'olá pai, olá mãe' e outros fenómenos de burlas em ambiente digital". Este padrão ter-se-á repetido, com a utilização massiva de cartões.

Além deste cidadão foram ainda constituídas arguidas duas mulheres, que seriam a esposa e a filha do detido, e que foram indiciadas pela coautoria do mesmo crime. Foram ainda recolhidas provas de suspeitos residentes num país no Centro da Europa.

O detido de 38 anos será agora presente às autoridades judiciárias para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.