NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Na quinta-feira, assinala-se o 24º aniversário da morte do escritor transmontano.
A Direção Regional da Cultura do Norte (DRCN) inicia esta semana as obras de recuperação e de musealização da casa de Miguel Torga, em São Martinho de Anta, concelho de Sabrosa. Na quinta-feira assinala-se o 24º aniversário da morte do escritor transmontano.
Coincidindo com a data, aDRCNanunciou esta terça-feira que vai dar início, esta semana, à execução do projeto de recuperação e musealização da casa de Torga. Segundo explicou a direção regional, em comunicado, a primeira fase do projeto corresponde à adaptação da casa e terreno circundante a espaço museológico.
A DRCN salientou que a moradia vai ser um polo turístico dedicado ao escritor e será o ponto de partida uma rota turística dedicada a Miguel Torga, primeiroPrémio Camões(1989).
O projeto prevê a obra de requalificação da casa, bem como do jardim e pomar contíguos, e de adaptação de parte do seu interior a espaço museológico, com o desenvolvimento do desenho expositivo e respetivas infraestruturas.
O edifício térreo, datado de 1950, foi doado em 2014 pela filha do escritor, Clara Crabbé Rocha, à DRCN. A casa possui um 'hall', uma cozinha e sanitário, uma sala de estar e três quartos.
O projeto representa um investimento total de 341 mil euros e será objeto de financiamento em 90% pelo Turismo de Portugal, através da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior do programa Valorizar -- Programa de Apoio à Valorização e Qualificação de Destino.
Miguel Torga, cujo nome de batismo era Adolfo Correia da Rocha, nasceu a 12 de agosto de 1907, em São Martinho de Anta, concelho de Sabrosa (Vila Real), e morreu a 17 de janeiro de 1995, em Coimbra.
O Espaço Miguel Torga, do município de Sabrosa, homenageia na quinta-feira o escritor, com uma romagem à campa no cemitério de São Martinho de Anta, onde será depositada uma coroa de flores.
À noite, realiza-se o concerto "Um piano afinado pelo cinema", com Filipe Raposo, e a exibição do filme "Tempos modernos", de Charles Chaplin.
Obras para recuperação e musealização da casa de Torga arrancam esta semana
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.