Sábado – Pense por si

O diplomata todo o terreno que vai mandar nas secretas

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto 13 de novembro de 2024 às 23:00

Esteve debaixo de fogo em Bissau, foi enviado de urgência para ajudar portugueses explorados na Holanda e criou equipas de futebol em Macau e Dacar. É próximo de Passos e Montenegro, mas serviu governos do PS e do PSD – e foi elogiado por ambos.

Na madrugada de 23 de novembro de 2000, Vítor Sereno foi acordado pelas detonações de bazucas e tiros de metralhadora AK-47 que quebraram o silêncio da noite em Bissau. As tropas leais ao Presidente Kumba Ialá ocupavam os quartéis militares e atacavam a Base Aérea de Bissalanca para acabar com a sublevação do brigadeiro Ansumane Mané, líder do golpe de Estado de 1998/1999 que depôs o Presidente Nino Vieira, que nos dias anteriores se autoproclamara comandante supremo das forças armadas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro