Sábado – Pense por si

Número de enfermeiros a emigrar desce para metade

Mariana Branco
Mariana Branco 16 de setembro de 2018 às 11:30

Em dois anos, o número de profissionais de saúde a emigrar desceu para menos de metade. No entanto, 15 mil enfermeiros estão ainda a trabalhar fora do país.

Em dois anos, o número de enfermeiros portugueses a emigrar desceu para menos de metade. Os números comprovam-se na quebra de declarações que certificam a habilitação para exercer, emitidas pela Ordem dos Enfermeiros – entre 2015 e 2017 diminuíram 52,6% (de 2717 para 1286). Também o número de enfermeiros no desemprego baixou: entre Maio de 2016 e o período homólogo de 2017, os profissionais desempregados baixaram 34,8% (de 696 para 454), segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.