Marta Temido avançou a importância de um esclarecimento por parte da Ordem dos Médicos de forma a que se explique "o que aconteceu às pessoas que pediram esses certificados".
A ministra da Saúde, Marta Temido, considerou este sábadonão se poder fazer uma ligação direta entre um pedido de certificado para exercer medicina fora do país e a emigração de médicos. "Há um número de médicos que pedem o certificado para exercício profissional no estrangeiro, mas é importante referir que o acesso a esse certificado não é necessariamente para emigração, pode ser para o exercício temporário para a realização de um estágio ou de um curso", disse Marta Temido.
A ministra da Saúde falava aos jornalistas à margem do 5.º Encontro Nacional do Primeiro Episódio Psicótico, que decorre em Lisboa, organizado pela Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, dedicado ao tema "Priorizar cuidados na doença mental grave: intervenção precoce na psicose". O Expresso dá conta que a fuga de médicos para o estrangeiro "é a mais alta dos últimos quatro anos", referindo que os clínicos procuram "melhores condições.
A razão primária destes dados será a degradação das condições de trabalho no Serviço Nacional de Saúde. - Portugal , Sábado.
Marta Temido avançou a importância de um esclarecimento por parte da Ordem dos Médicos de forma a que se explique "o que aconteceu às pessoas que pediram esses certificados", pois no seu entender "há interesse em conhecer a efetiva emigração dos jovens médicos".
A ministra reconheceu que o fenómeno existe também em Portugal, "pela procura de médicos de outros países, como Brasil ou de países de língua portuguesa". "Estando [Portugal] integrado no mercado global é natural que também sinta o fluxo na saída de profissionais de saúde", acrescentou. "Importante é não fazer uma ligação direta, porque ela não existe, entre quem pede o certificado de boas práticas para exercício noutro país e a emigração", reiterou a ministra.
"Não se pode fazer ligação direta entre pedido de certificado e emigração", afirma ministra da Saúde
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.