MP arquiva queixa contra jornalista da TVI por reportagem sobre a IURD

Lusa 03 de março de 2020
As mais lidas

O autor da queixa é uma das crianças visadas na reportagem, hoje adulto e alegadamente roubado à mãe biológica e adotado pela filha do bispo da IURD Edir Macedo.

O Ministério Público (MP) arquivou a queixa contra a jornalista Alexandra Borges apresentada por Filipe Cardoso, neto do fundador da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), e um dos visados na reportagem da TVI sobre alegadas adoções ilegais.

Em abril de 2018 Filipe Bezerra Cardoso enviou uma queixa ao Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, alegando que a jornalista Alexandra Borges, uma das autoras da reportagem da TVI "Segredo dos Deuses", o tentou subornar e à sua mulher para prestar depoimento.

Segundo um despacho a que a agência Lusa teve acesso, "não se constatou que procurasse induzir o queixoso a prestar depoimento não verdadeiro antes referindo que queria que falasse a verdade sem a pressão dos advogados da IURD".

O autor da queixa é uma das crianças visadas na reportagem, hoje adulto e alegadamente roubado à mãe biológica e adotado por Cristiane Cardoso, filha do bispo da IURD Edir Macedo.

Como provas, a defesa do jovem apresentou cópias de conversas telefónicas e mensagens trocadas com a jornalista.

Contactada na altura pela Lusa, Alexandra Borges desmentiu a tentativa de suborno, dizendo que se tratava de uma difamação.

"O meu trabalho fala por mim", disse a jornalista.

Dois anos depois, o MP arquivou o processo considerando que depois de analisadas diversas mensagens enviadas "não se constatou que procurasse induzir o queixoso a prestar depoimento não verdadeiro" e que "nem na queixa nem no seu depoimento o queixoso detalha qual o falso depoimento que a denunciada queria que prestasse".

Entende assim o MP que a jornalista "não está indiciada da prática de qualquer ilícito penal".

Após o arquivamento, a jornalista Alexandra Borges disse à Lusa que irá agir criminal e civilmente contra a IURD e contra o neto do fundador da IURD, Filipe Bezerra Cardoso.

A reportagem da TVI denunciou, em dezembro de 2017, uma alegada rede de adoções ilegais de crianças por parte da IURD.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em dois períodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Investigação
Opinião Ver mais