Sábado – Pense por si

Motoristas: "A proposta é não haver serviços mínimos"

26 de agosto de 2019 às 15:45
As mais lidas

Presidente do Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas vai propor que não sejam decretados serviços mínimos para a greve que tem início marcado para 7 de setembro.

O presidente do Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas vai propor que não sejam decretados serviços mínimos para agreve, que tem início marcado para 7 de setembro, garantindo que estes trabalhadores vão cumprir a lei.

"A proposta é não haver serviços mínimos, uma vez que o que nós estamos a propor é fazer aquilo que nos obriga a lei, as 40 horas semanais e penso que da parte da ANTRAM [...] vai também constar alguma coerência a nível negocial, declarando não haver necessidade de serviços mínimos", disse Francisco São Bento, que falava aos jornalistas à entrada para uma reunião na Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), em Lisboa.

AAssociação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias(ANTRAM) e o Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) vão estar hoje reunidos na DGERT para discutir os serviços mínimos para a greve ao trabalho extraordinário, marcada para setembro.

Francisco São Bento afirmou estar confiante de que a associação patronal irá demonstrar, na reunião de hoje, "boa-fé negocial", permitindo que as duas partes avancem para a negociação.

O responsável vincou ainda que os motoristas vão cumprir as nove horas de trabalho, incluindo a pausa para almoço, conforme estipula a lei, e que vão ser assegurados, durante esse período, todos os serviços.

"Se a ANTRAM e o sindicado declararem não haver necessidade de serviços mínimos, penso que não será oGovernoa discordar dessa situação", notou.

Só após esta reunião, e caso não haja entendimento, é que o Governo pode interferir.

Entre 7 e 22 de setembro, os motoristas de matérias perigosas vão fazer greve às horas extraordinárias, fins de semana e feriados.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?