Sábado – Pense por si

Milhares de embriões em risco de destruição. Casais inférteis serão afetados

Luana Augusto
Luana Augusto 03 de julho de 2024 às 07:00

A partir de agosto, Portugal vai começar a destruir embriões e gâmetas doados anonimamente. Só numa clínica de fertilidade, serão afetados cerca de 21 casais.

A partir de 31 de julho, Portugal vai começar a destruir as dádivas de embriões e gâmetas (óvulos e espermatozóides) feitas sob anonimato. Tal ocorre na sequência daLei nº48/2019, que determinou o fim da confidencialidade das dádivas, assim como a eliminação de "milhares de embriões e gâmetas" a partir de agosto deste ano - o fim de um período de transição. A medida, considerada bastante "preocupante", levou a Associação Portuguesa de Fertilidade (APFertilidade) alançar uma petição que já foi assinada por quase 2 mil pessoas. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.