Sábado – Pense por si

Memes da política nacional

Ricardo Santos
Ricardo Santos 04 de abril de 2021 às 18:00

Alguns dos melhores momentos de humor associado à política portuguesa acontecem online. Partilhados e comentados uma e outra vez, os memes entraram na rotina de grupos de Whatsapp, murais de Facebook ou feeds de Twitter. Geram discussão, ódios, amores e sorrisos. Ninguém fica imune.

Das sátiras de Rafael Bordallo Pinheiro no final do século XIX, contra o Rei e a favor da República, aos memes da internet vão quase 150 anos de distância, mas a relação entre humor e política não mudou assim tanto, antes evoluiu naturalmente. Alexandre Martins tem 45 anos e começou a interessar-se, primeiro, pelo humor escrito, antes de se render às imagens. Woody Allen e Monty Pythons foram - são - as primeiras influências.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.