Presidente da República confirma visita a Washington durante o Mês de Portugal nos EUA.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visita Washington em 26 e 27 de Junho para encerrar o Mês de Portugal nos Estados Unidos e para um encontro com o líder norte-americano, Donald Trump, foi anunciado esta quarta-feira.
O anúncio oficial da deslocação - a segunda este mês aos Estados Unidos - foi feita esta quarta-feira pela Presidência da República, em nota publicada no site oficial.
Além de "reforçar os sólidos laços de amizade e cooperação que unem Portugal e os EUA, este Mês de Portugal e esta reunião" com Trump são uma "oportunidade para sublinhar o sucesso e a boa integração da comunidade portuguesa e lusodescendente nos EUA, abordar o futuro e aprofundamento das relações bilaterais entre os dois países e debater temas relevantes da agenda internacional", lê-se na nota.
Depois de "um encontro, a sós", na Casa Branca, entre Marcelo Rebelo de Sousa e Donald J. Trump, segue-se "uma reunião alargada" das delegações dos dois países que, no caso de Portugal, incluirá o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.
Esta é a segunda deslocação, este mês, de Marcelo aos Estados Unidos, depois de ter assinalado, com o primeiro-ministro, António Costa, o Dia de Portugal, dias 10 e 11 de junho, junto dos emigrantes portugueses e lusodescendentes em Boston e New Bredford, Massachusetts, e Providence, Rhode Island.
No início do mês, numa conferência sobre as relações luso-americanas, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa qualificou a presença institucional portuguesa nos Estados Unidos da América em junho como "um ato de diplomacia pública", salientando que, após as comemorações do Dia de Portugal, na costa leste, o primeiro-ministro faria um périplo por várias cidades norte-americanas, que está a acontecer estes dias.
O mês de Portugal nos Estados Unidos tem previstas, desde o início de Junho, mais de 130 acções em 60 cidades norte-americanas, incluindo a deslocação de Marcelo a Boston, enquanto o primeiro-ministro, António Costa, faz uma deslocação mais prolongada, até sábado, dia 16, que o levará também à Califórnia.
No dia em que chegou aos Estados Unidos, Marcelo Rebelo de Sousa anunciou que vai voltar também em Novembro próximo, numa deslocação em que incluirá a costa oeste norte-americana e zonas com grande presença de portugueses como Fall River, que não visitou na primeira deslocação.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A condenação do CSMP assenta na ultrapassagem das limitações estatutárias quanto à duração dos mandatos e na ausência de fundamentos objetivos e transparentes nos critérios de avaliação, ferindo princípios essenciais de legalidade e boa administração.
A frustração gera ressentimento que, por sua vez, gera um individualismo que acharíamos extinto após a grande prova de interdependência que foi a pandemia da Covid-19.