Sábado – Pense por si

Marcelo convida chefes de Estado a visitarem Fátima

O Presidente da República está presente na 25.ª Cimeira Ibero-Americana, que decorre em Cartagena das Índias, na Colômbia

Marcelo Rebelo de Sousa convidou os chefes de Estado e de Governo ibero-americanos a visitarem Fátima, na altura das comemorações do centenário dos acontecimentos de 1917 na Cova da Iria. O Presidente da República está presente, juntamente com António Costa na 25.ª Cimeira Ibero-Americana, que decorre em Cartagena das Índias, na Colômbia.

Quando falava sobre a cultura, Marcelo Rebelo de Sousa não resistiu e convidou os presentes: "Na cultura entram também crenças e formas de circulação, crenças religiosas. Recordo para o ano o centenário de Fátima em Portugal, para o que estais convidados".

Em seguida, discursou o primeiro-ministro António Costa, que complementou esse convite: "Quero juntar ao convite que o Presidente da República de Portugal já fez para que visitem Portugal por ocasião do centenário de Fátima, [um convite] para que visitem Portugal também no próximo ano porque Lisboa será capital ibero-americana da cultura".

"Mais do que interesses, aquilo que nos une é uma cultura comum. E a capital da cultura em Lisboa significa que Lisboa será no próximo ano a capital de todos vós. Muito obrigado, e bem-vindos a Portugal", acrescentou o primeiro-ministro e ex-autarca da capital portuguesa.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.