NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Na zona de mato e eucaliptos na freguesia de Fanhões, no concelho de Loures, em Lisboa, operacionais são apoiados por 60 viaturas.
Mais de 180 operacionais estão a combater hoje à noite um incêndio numa zona de mato e eucaliptos na freguesia de Fanhões, no concelho de Loures, em Lisboa, estando apoiados por 60 viaturas, atualizou fonte da proteção civil.
Bombeiro xxx, incendio
"O flanco esquerdo e a cabeça do incêndio estão dominados. O flanco direito, face àquilo que são os acessos difíceis, é que ainda não está. Estão a ser colocados meios para que rapidamente se consiga resolver a situação", adiantou à Lusa fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Lisboa.
De acordo com a mesma fonte, pelas 21:00, o incêndio atingia uma zona de mato.
"Acreditamos que, nas próximas horas, o incêndio será dominado e depois iremos desenvolver trabalhos de consolidação de todo o perímetro", acrescentou.
No terreno, às 18:30, estavam 122 operacionais, 37 veículos e três meios aéreos, tendo o alerta de fogo surgido às 16:28, segundo as informações disponíveis na página na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
A ANEPC alertou hoje para o aumento gradual do risco de incêndios rurais, especialmente no norte e centro, até sábado, devido às previsões de tempo quente e seco.
O alerta faz parte de um aviso à população hoje divulgado, que se baseia na informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), segundo a qual se prevê para os próximos dois dias tempo quente e seco, com condições favoráveis ao aumento do risco de incêndios.
A ANEPC refere especialmente a baixa humidade relativa do ar, a subida gradual das temperaturas máximas, que podem ir aos 41 graus celsius no interior sul e vale do Tejo, as noites tropicais em grande parte do país, e o vento que pode ser moderado a forte de manhã e a partir do fim da tarde.
Devido ao calor, o IPMA colocou quase todo o continente em aviso amarelo (o menos grave) entre hoje e as 18:00 de sábado.
Mais de 180 operacionais combatem fogo em zona de mato em Loures
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A condenação do CSMP assenta na ultrapassagem das limitações estatutárias quanto à duração dos mandatos e na ausência de fundamentos objetivos e transparentes nos critérios de avaliação, ferindo princípios essenciais de legalidade e boa administração.
A frustração gera ressentimento que, por sua vez, gera um individualismo que acharíamos extinto após a grande prova de interdependência que foi a pandemia da Covid-19.