Em dois anos, o número de pedidos de nacionalidade portuguesa aumentou em cerca de 50%. Segundo dados do Ministério da Justiça, avançados pelo Público, em 2018 mais de 176 mil cidadãos estrangeiros pediram nacionalidade portuguesa – mais 59 mil que em 2016.
Apesar de nem todos os pedidos terem sido aceites, também aqui houve um aumento, de 35%, em dois anos – o que significa que em 2018 foi concedida a nacionalidade portuguesa a 135.424 cidadãos.
Segundo o jornal, a maioria dos pedidos de nacionalidade foi feita por cidadãos brasileiros. Já em 2017 o Brasil liderava a lista dos cinco países que mais pedidos de nacionalidade portuguesa fizeram.
O aumento deveu-se a alterações à lei que têm vindo a ser introduzidas desde 2015. Exemplo disso é o alargamento da nacionalidade originária aos netos de portugueses nascidos no estrangeiro - motivo pelo qual os pedidos de nacionalidade feitos por netos de portugueses passaram de 163 em 2016 para 6.348 em 2018.
Para poder adicionar esta notícia deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da SÁBADO, efectue o seu registo gratuito.
Covid-19: Surto em lar da Misericórdia de Murça com 58 infetados
Covid-19: Tâmega e Sousa disponibiliza cinco camas para ajudar outros hospitais
Marketing Automation certified by E-GOI
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A.
Consulte a Política de Privacidade Cofina.