Sábado – Pense por si

Lei contra enriquecimento injustificado: "É um grande progresso"

Raquel Lito
Raquel Lito 18 de novembro de 2021 às 10:28

Se o diploma for aprovado, nesta sexta-feira, será relevante para o combate ao crime económico. Quem o diz é o consultor em políticas anticorrupção, João Paulo Batalha. Mas havendo lei, é preciso aplicá-la.

O combate ao crime de colarinho branco entra numa nova fase, juridicamente falando. A proposta de diploma sobre o enriquecimento injustificado, aprovada na especialidade na terça-feira passada (dia 16) irá a votação global nesta sexta (dia 18). Se avançar, "é um grande progresso pelas penas agravadas [até cinco anos de prisão]", comenta àSÁBADOJoão Paulo Batalha, consultor em políticas anticorrupção. Aplicar-se-á aos titulares de cargos públicos, em caso de incumprimento. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.