Sábado – Pense por si

Juiz desleal ascende ao Supremo

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 01 de outubro de 2022 às 10:00

A magistratura permitiu a promoção de Francisco Marcolino de Jesus ao Supremo, condenado por violar o dever de lealdade e discrição. É ainda arguido noutro caso.

Foi escolhido para novo conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, órgão superior da hierarquia dos tribunais judiciais, um magistrado que tem deixado um rasto de processos – chegou a ser condenado por violar o dever de lealdade da magistratura. O juiz Francisco Marcolino de Jesus (então desembargador na Relação do Porto) candidatou-se em 2010 a um cargo de inspetor judicial em Bragança, em regime de comissão de serviço, e foi escolhido. Problema: estava envolvido em oito processos-crime nesse tribunal e, como inspetor judicial, ia avaliar os juízes responsáveis por esses inquéritos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.