Sábado – Pense por si

Jorge Sampaio foi transferido de helicóptero para hospital de Lisboa

Ex-presidente da República estava de férias no Algarve. Foi transferido de urgência para o Hospital de Santa Cruz sob forte vigilância médica. Chefe de gabinete confirma internamento devido a "dificuldades respiratórias".

O ex-presidente da República Jorge Sampaio foi transportado de helicóptero para o Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, durante a manhã desta sexta-feira, apurou aSÁBADO.

Jorge Sampaio estava de férias na Praia da Luz, no Algarve. Em declarações àSÁBADO, Helena Barroco, chefe de gabinete de Jorge Sampaio, confirmou o internamento "na sequência de dificuldades respiratórias". "Dado o historial de doenças cardíacas, está internado. Nos últimos dois anos, tem tido dificuldades respiratórias, porque tem um enfisema", acrescentou Helena Barroco.

Informações recolhidas pelaSÁBADOindicam que existe a suspeita de uma pneumonia, motivo pelo qual o ex-presidente estará ventilado.

Contactado pelaSÁBADO, Daniel Sampaio, irmão do antigo presidente da República, não quis adiantar qualquer informação: "Sobre isso não vou dizer nada".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.