Fonte do IPO-Porto referiu que todos os doentes que testaram positivo já foram transferidos para o hospital da respetiva área de residência, onde serão acompanhados até reunirem de novo condições para continuar o seu tratamento ou acompanhamento no IPO.
O Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO-Porto) informou esta segunda-feira que, na sequência de um surto de covid-19 no piso oito do internamento de Cirurgia, realizou entre sábado e domingo 84 testes que se revelaram todos negativos.
Na sexta-feira foram detetados um total de oito doentes e três profissionais positivos, tendo o IPO-Porto procedido à realização de testes a todos os doentes internados nas áreas de Cirurgia do Edifício A para "uma maior garantia de segurança".
Fonte do IPO-Porto referiu hoje que todos os doentes que testaram positivo já foram transferidos para o hospital da respetiva área de residência, onde serão acompanhados até reunirem de novo condições para continuar o seu tratamento ou acompanhamento no IPO.
Disse também que está em curso a averiguação dos potenciais elos de ligação entre os casos detetados, de forma a identificar a origem deste surto.
Em declarações à Lusa, na sexta-feira, o conselho de administração do IPO-Porto especificou que "o primeiro caso foi detetado na quinta-feira num doente que revelou febre e sintomas respiratórios suspeitos.
Já "um segundo doente internado nesse piso foi testado no contexto de atuação de rotina como preparação para procedimento diagnóstico".
"Tendo ambos os testes sido positivos para covid-19 e tratando-se de doentes do mesmo piso, foi de imediato decidido testar todos os doentes, assim como os profissionais com os quais tinham contactado, em estreita colaboração entre a Comissão de Controlo de Infeção (GCL-PPCIRA) e o Gabinete de Medicina do Trabalho", acrescentou a administração do IPO, numa resposta enviada à Lusa.
Na sequência dessa testagem foram identificados um total de oito casos positivos em doentes e mais três em profissionais.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,3 milhões de mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 3.897 em Portugal.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
IPO do Porto testou 84 pessoas no fim de semana e resultados foram todos negativos
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.