NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Às 22h00 estavam mobilizados 179 operacionais e 59 viaturas dos bombeiros, Cruz Vermelha e GNR.
O fogo que deflagrou no domingo à noite na freguesia de Abedim, concelho de Monção, deverá estar dominado na próxima madrugada, disse hoje o comandante operacional distrital (CODIS) de Viana do Castelo, Marco Domingues.
"Contamos ter o fogo dominado antes do nascer do dia de terça-feira. Nesta altura [21:45], o fogo tem três frentes ativas, mas a mais preocupante que lavrava com bastante intensidade, em zona de pinhal denso, em direção à freguesia de Pias, foi controlada. Temos outras duas frentes ativas, que ardem com menos intensidade, e já com meios reposicionados, que lavram em direção às freguesias de Retorta e de São Martinho", disse à Lusa Marco Domingues.
Às 22h00 estavam mobilizados 179 operacionais e 59 viaturas dos bombeiros, Cruz Vermelha e GNR.
Cerca das 18h50, o fogo tinha duas frentes ativas e era combatido por quatro meios aéreos, 155 operacionais e 45 viaturas. Nessa altura, os "difíceis acessos e o vento" eram os principais obstáculos que os bombeiros enfrentavam.
Portugal continental vai ficar em alerta amarelo a partir de terça-feira, na sequência da última avaliação das condições meteorológicas feita pela Proteção Civil em função do risco de incêndios florestais, anunciou hoje a secretária de Estado da Administração Interna.
"A partir de amanhã [terça-feira] todos os distritos ficarão em alerta amarelo", disse Patrícia Gaspar, em conferência de imprensa ao início da noite na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em Carnaxide, concelho de Oeiras (Lisboa).
A governante acrescentou que o país está "a viver dias de enorme complexidade em matéria de incêndios rurais", uma vez que, "praticamente durante oito dias, com todo o país em situação de alerta", houve "inúmeras ocorrências", precisamente "1.088 ocorrências de incêndios rurais".
A secretária de Estado da Administração Interna considerou que estes são números "quase inaceitáveis para as condições meteorológicas" em Portugal.
Incêndios: Fogo com três frentes em Monção deverá estar dominado durante a madrugada
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.