Sábado – Pense por si

Idoso sofre queimaduras quando fazia queimada em Valença

Um homem de 86 anos foi encontrado "caído junto à fogueira e rodeado de chamas". Chamas foram combatidas por três bombeiros e um veículo.

Um homem de 86 anos sofreu hoje queimaduras de primeiro e segundo graus nas mãos e pernas na sequência de uma queimada que estava a realizar na freguesia de Cerdal, Valença, disse à Lusa o comandante dos bombeiros locais.

De acordo com Miguel Lourenço, o alerta às autoridades foi dado cerca das 14h35 por uma vizinha do idoso que o viria a encontrar "caído junto à fogueira e rodeado de chamas".

"O idoso estava a fazer uma queimada no monte e, por razões ainda por apurar, caiu junto à fogueira que, entretanto, se transformou num pequeno incêndio", explicou o comandante dos bombeiros voluntários de Valença.

O homem "foi socorrido no local pelos meios do INEM dos bombeiros e pela ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Valença, tendo sido conduzido ao Serviço de Urgência Básico (SUB) de Monção".

Combateram o incêndio três operacionais, apoiados por uma viatura.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.