O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho recusa anomalias no funcionamento do serviço.
O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho assegurou hoje que o serviço de urgência está "a funcionar regularmente, dentro do expectável para o período do ano", e que os "tempos-alvo de espera estão a ser cumpridos".
Num comunicado divulgado na sequência de notícias dando conta de problemas no serviço de urgência deste hospital, o Centro Hospitalar de Gaia/Espinho admite que "neste período" o "afluxo de doentes às urgências é maior, com grande predominância de doentes idosos com problemas respiratórios graves", mas recusa anomalias no funcionamento do serviço.
"Os médicos e enfermeiros das equipas do Serviço de Urgência estão a dar a melhor resposta, num esforço extraordinário que apenas demonstra o seu elevado profissionalismo e dedicação. O Serviço de Urgência encontra-se a funcionar regularmente, dentro do expectável para o período do ano", garante o hospital.
No comunicado, o Centro Hospitalar de Gaia/Espinho acrescenta que "os tempos-alvo de espera nas urgências estão a ser cumpridos".
O bastonário da Ordem dos Médicos apontou hoje, em declarações à Lusa, "algumas situações complicadas" nas urgências de alguns hospitais do país, citando o caso do hospital de Vila Nova de Gaia.
De acordo com o bastonário, este hospital teve nos últimos dias "uma afluência muito elevada" de utentes à urgência e tem 24 pessoas internadas no serviço de urgência.
"Isto, por exemplo, é caótico, de facto", comentou Miguel Guimarães.
O bastonário dos Médicos acrescentou que a administração da unidade de saúde de Gaia pediu junto do Ministério para activar o plano de contingência que permitiria usar 20 camas extra, mas o pedido ainda não foi autorizado.
Para Miguel Guimarães, "o ministro da Saúde não preparou os serviços atempadamente" para este período de inverno e de aproximação da gripe.
"Está a acontecer mais uma vez o que já aconteceu em anos anteriores", disse o bastonário, considerando que "falhou o plano de contingência definido pela Direcção-geral da Saúde".
Hospital de Gaia assegura que urgências estão a "funcionar regularmente"
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.