
Governo reforça 29 hospitais do SNS com equipamentos médicos
Os equipamentos vão custar 117 milhões, inscritos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), ao Estado.
Os equipamentos vão custar 117 milhões, inscritos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), ao Estado.
Mais de 30 hospitais país estão a enfrentar constrangimentos e encerramentos temporários de serviços devido à dificuldade das administrações completarem as escalas de médicos.
A médica desempenhava o cargo de Conselheira da Organização Mundial de Saúde na área da saúde e migrações. Vai substituir Graça Freitas.
"A principal reivindicação dos médicos que teima em não ser atendida é simples: que o Governo reveja a grelha salarial dos médicos de forma transversal e abrangendo todos", disse o SIM.
Daniel Cardoso tem 24 anos, é médico interno – dos mais novos – e não hesita em dar a cara pela luta. Defende a paralisação desta semana, nos dias 23 e 24. Para o ano sabe que será a doer, com maior carga horária no hospital, longos turnos nas urgências e baixos salários.
Números quintuplicaram desde novembro de 2021. Ordem diz estar em causa "a degradação dos serviços" que se reflete na "qualidade e segurança dos cuidados prestados".
Especialistas dizem que situação no hospital de Braga "deveria ter sido prevista" e que pode acarretar "implicações de disponibilidade do bloco operatório"
Marta Temido salientou que neste momento Portugal tem 41 óbitos por milhão de habitantes, segundo o relatório das linhas vermelhas divulgado na sexta-feira. Contudo, acrescentou, este número deve diminuir ainda mais para que o alívio das restrições se concretize.
As crianças internadas na Unidade II, localizada no centro de Gaia, estão a ser transferidas para a Unidade I, no Monte da Virgem, onde foi construído o novo internamento de pediatria.
"Temos de evitar os comportamentos irresponsáveis de festas clandestinas ou não clandestinas que se desenvolvem sem segurança e que estão a ser os principais polos de difusão desta nova vaga da pandemia", afirmou o primeiro-ministro.
O Hospital Santa Maria, que em janeiro registou cerca de 400 internados, 70 deles em UCI, "a maior resposta a nível regional e nacional desde o início da pandemia", tinha, na terça-feira, oito doentes em enfermaria e oito em cuidados intensivos.
Especialistas alertam que "alguns doentes deverão ser encaminhados para a consulta de Imunoalergologia para avaliação do risco e eventual administração da vacina sob vigilância, em meio hospitalar" caso manifestem determinados antecedentes.
Sinderpor sublinha que, mesmo num cenário de abrandamento da pandemia, enfermeiros do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia "continuam a ser necessários para tratamentos de outras doenças".
O Hospital de Gaia recebeu na última noite dois doentes do Hospital Amadora-Sinta, estando previsto para segunda-feira a transferência de mais três doentes do mesmo hospital.
"Estamos há cinco ou seis dias com quase 600 óbitos por dia", alerta Associação Nacional das Empresas Lutuosas.
O corte parcial da circulação verifica-se desde as 14:44, tendo os feridos começado já a ser transportados para o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho.