Sábado – Pense por si

Rita Rato Nunes

Atenção, estas burlas estão em todo o lado e querem apanhá-lo

Há redes nacionais e internacionais de crime organizado que criam mensagens de telemóvel, emails e perfis falsos nas redes sociais com o intuito de enganá-lo e fazê-lo divulgar os seus dados pessoais, códigos bancários ou fazer pagamentos e investimentos em produtos inexistentes. Deixar o mundo digital não é opção, mas há formas de reconhecer o perigo e reduzir o risco de cair num engodo. A SÁBADO conta-lhe a história de seis vítimas e os conselhos de seis especialistas em cibersegurança.

Luana Augusto

Os 'gamers' já estão na mira dos cibercriminosos

Ciberataques através de 'infostealers' estão a aumentar e neste contexto os jogadores de videojogos são a presa mais fácil de atacar. Objetivo é roubar dados bancários ou palavras-passes.

Lucília Galha

O seu carro está a espiá-lo?

Sim, e pode ouvir as suas conversas ou vir a ser alvo de um ataque cibernético. É um autêntico telefone sobre rodas, mas não há forma de o impedir – só se abdicar da tecnologia.

Ciber-risco é real

Se é daqueles que pensa que os ataques acontecem apenas aos outros, esteja alerta, porque as ciberameaças estão ao virar da esquina e mais vale prevenir do que remediar.

Diogo Barreto

A guerra na Ucrânia também é eletrónica

Sistemas de navegação, interceção de comunicações e ciberguerra. Todos estes elementos contribuem para o novo tipo de conflito e há até aviões especializados para ela.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h