NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Antigo ministro da Economia e das Finanças morreu na noite de quinta-feira, aos 67 anos, devido a doença neurodegenerativa.
O antigo primeiro-ministro português António Guterres enviou hoje uma mensagem de pesar à família de Joaquim Pina Moura para lembrar um amigo "com grande dedicação à causa pública".
"Foi com profunda tristeza que soube do falecimento do meu amigo Joaquim Pina Moura", escreveu o atual secretário-geral da ONU, numa declaração enviada à agência Lusa.
"Teve uma vida de grande dedicação a causa pública, como eu próprio pude testemunhar durante anos de trabalho conjunto", sublinhou Guterres, que entre 1995 e 2002 teve Joaquim Pina Moura como secretário de Estado Adjunto (1995) e como ministro da Economia e das Finanças (1999).
António Guterres enviou ainda "um grande abraço de solidariedade" à família e amigos do antigo ministro.
Joaquim Pina Moura morreu na noite de quinta-feira, 20 de fevereiro, em casa, em Lisboa, aos 67 anos, devido a doença neurodegenerativa, disse à agência Lusa o filho, o fotojornalista João Pina.
Natural de Loriga, Seia (distrito da Guarda), Pina Moura foi membro do Partido Comunista Português entre 1972 e 1991, tendo aderido ao Partido Socialista em setembro de 1995.
Com o Partido Socialista no Governo, Pina Moura foi um dos "braços direitos" de Guterres, o que lhe valeu a alcunha de "cardeal".
De secretário de Estado Adjunto de António Guterres, em 1995, o economista passou para ministro da Economia em 1997.
Em 1999, ganhou novo cognome, o "superministro", ao juntar as pastas da Economia e das Finanças, que concentravam toda a política económica.
Pina Moura foi ainda administrador da Galp e presidente da Iberdrola Portugal.
Guterres lembra Pina Moura como um homem com “grande dedicação à causa pública”
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Depois do sobressalto inicial, discute-se quem está e quem não está à mesa das negociações e diz-se que sem europeus e ucranianos não se pode decidir nada sobre a Europa ou sobre a Ucrânia.